< Voltar aos artigos
Quinta e Vinhos

Vindima 2023

Partilhar

Finalmente terminamos a vindima. Estamos tão felizes que parece que temos asas nos pés!

Esta vindima foi exigente, quase tivemos que encurtar as férias para podermos começar no dia 18 de agosto. Nunca na história da Raza começamos tão cedo.

Todo o ano vitivinícola começou cedo e o despertar precoce das vinhas prenunciava uma vindima antecipada. Um ano quente e com abundante disponibilidade de água fez com que as uvas amadurecessem a um bom ritmo e, sem surpresa, algumas uvas atingiram o ponto ótimo de maturação mais cedo do que o habitual. Estávamos em finais de julho, alguns de nós já pensávamos em areia quente e mar azul quando o primeiro controlo de maturação às castas Alvarinho, Trajadura, Gouveio e Padeiro revelou aquilo que já suspeitávamos, a vindima não iria tardar.

Durante as duas primeiras semanas de agosto mais controlos foram efetuados e a vindima foi marcada para o dia 18 desse mês com as uvas Alvarinho de uma vinha mais recente a tomarem a dianteira naquilo que viriam a ser 5 semanas de intenso trabalho. Seguiram-se as castas Gouveio, Trajadura e Padeiro que mostravam também terem já atingido a maturação fenólica e estarem por isso prontas a serem transformadas. Já em setembro, iniciamos o Avesso, O Arinto e o Azal que fechou o pelotão das castas brancas e abriu portas às castas tintas, mais tardias, que foram vinificadas para vinhos rosados e tintos.

A adega está cheia "como um ovo” e foi até preciso pedir a um amigo que nos guardasse algum vinho pois a abundância da colheita surpreendeu até os nossos técnicos mais experientes. Ninguém ganhou a nossa aposta anual para adivinhar o número de kg de uvas colhidas em cada ano!

Na adega, pelo aroma que sentirmos, essas cinco semanas de trabalho intenso valeram a pena. Este ano, a casta Azal apresenta-se excecionalmente aromática, com uma frescura única e promete vinhos de elevada qualidade. O Alvarinho e o Avesso têm boa intensidade e boa estrutura. O Arinto, mais uma vez, deslumbra-nos pela sua complexidade de sabores e frescura.

Temos grandes expectativas para esta campanha e em breve reuniremos o nosso extenso painel de provadores especialistas, que nos acompanham há vários anos, para que juntos possamos determinar quais os vinhos que merecem as maiores distinções e  que serão engarrafados para aqueles que são os nossos críticos mais importantes, os nossos clientes e amigos.