< Voltar aos artigos
Vinhos

2020: Vindimas superam Expectativas

Partilhar
A Quinta ganhou uma nova vida. As vinhas, cheias de uvas, estavam prontas a ser colhidas. O processo de transformação começou com um misto de magia, num sentimento de união e a felicidade conjunta. Momentos genuínos e que marcaram uma reviravolta na inquietude deste ano: assim foram as vindimas de 2020 na Quinta da Raza.



A nossa alma veste-se das tradições ancestrais que tanto caraterizam o nosso vinho. Caminhando lado a lado com a tradição, na Quinta da Raza respeitamos e seguimos o processo das vindimas tradicional. Colhemos as nossas uvas manualmente, pisamos as uvas tintas em lagares de pedra granítica centenária e o nosso conhecimento, aliado à tecnologia moderna, audaz e inovadora, ajuda-nos a criar os nossos grandes vinhos verdes.  

Este ano, as vindimas chegaram mais cedo à nossa morada.  O ano tem sido relativamente seco e as temperaturas amenas chegaram antes do previsto, o que fez antecipar todo o processo das vindimas cerca de 15 dias, relativamente a 2019. No final de agosto as uvas, com uma qualidade perfeita, já estavam no ponto desejado de amadurecimento, prontas para ser colhidas. 

O processo de transformação começou com um misto de magia, num sentimento de união e felicidade conjunta. O empenho e o carinho das nossas vindimadoras na recolha das uvas, no descarregar de todos os cestos nos lagares era palpável nesta paixão de família, que percorre gerações e que se sente a cada gota. Nesta fase, não há pressas, pois as diferentes castas devem ser vindimadas no exato ponto de maturação. Após a colheita, chega a hora da adega continuar a fazer o seu trabalho num ambiente de festa e convívio, para um grande ano de produção. Os colaboradores experientes e dedicados sentem o aroma da fermentação com um sorriso nos lábios, relembrando a alegria anual de ver o resultado de um trabalho árduo, guardado em segurança. 

Foram os momentos mais genuínos e inesquecíveis do ano. Hoje, a fermentação dos sumos decorre a um bom ritmo e brevemente poderemos provar e avaliar a nova colheita. Prevemos excelentes colheitas, pela ótima prestação, das castas Arinto, Avesso, Alvarinho e Padeiro.

No entanto, acima de tudo, são as nossas raízes ancestrais marcadas por um carácter audaz e a forma como cuidamos das nossas videiras, em perfeita simbiose com a natureza e a biodiversidade que nos rodeia, que fazem com que se sinta a nossa alma nos nossos vinhos. Cada garrafa, engarrafada com o nosso ADN inconfundível, eleva a qualidade e excelência da Quinta da Raza.