< Voltar aos artigos
Quinta e Vinhos

A casta Gouveio

Partilhar

A casta Gouveio, mais conhecida no Minho por Godelho, é uma casta autorizada para a Região dos Vinhos Verdes, mas tem a sua plantação limitada a poucas dezenas de videiras, a maioria em campos experimentais sem qualquer objetivo comercial. No entanto, é uma casta amplamente cultivada na Galiza, conhecida por Godello, onde produz vinhos monovarietais integrando também lotes com castas como o Alvarinho, o Loureiro e a Trajadura, entre outras. Em Trás-os-Montes e no Douro é conhecida por Gouveio e produz alguns dos melhores brancos da região.

Com o intuito de aprofundar e melhorar saberes ancestrais, a Quinta da Raza propôs-se plantar cerca de um hectare de Gouveio. Não existindo qualquer tipo de experiência documentada na Região dos Vinhos Verdes acerca desta casta, a Quinta da Raza escolheu para ela um local privilegiado, de grande inclinação e exposição a sul, com solos maioritariamente xistosos onde a resiliência das plantas é posta à prova. O resultada foi uma vinha em patamares de um bardo por patamar que logo nas primeiras vindimas deixou transparecer o grande potencial que a casta tem para produzir grandes vinhos na Região dos Vinhos Verdes.

O Gouveio mostrou ser uma casta precoce com uma excelente relação álcool-acidez e capaz de produzir vinhos muito versáteis e que permitam um envelhecimento gracioso em cuba e garrafa. O pequeno volume produzido em 2020 na primeira colheita fermentou em barricas de carvalho francês e está agora a estagiar em cuba de inox. Em 2021, a segunda colheita, após fermentar em inox, foi submetida a uma batonnage regular com as borras finas e foi engarrafado em abril sob a marca Quinta da Raza.

O Quinta da Raza Gouveio é, por isso, algo único e exclusivo na Região dos Vinhos Verdes, a sua quantidade é muito limitada, mas vai sem dúvida aumentar a diversidade e notoriedade dos vinhos da Região dos Vinhos Verdes. É um vinho intensamente mineral com aromas de fruta de polpa branca que emergem à medida que o vinho evolui no copo. Notas de sal marinho fazem o vinho ganhar outra dimensão na boca onde é surpreendentemente puro e delicado.

Faça parte deste nosso projeto de reabilitação de castas esquecidas da região e deixe-se surpreender com este Quinta da Raza Gouveio.