< Voltar aos artigos
Quinta e Vinhos

A vindima na Quinta da Raza

Partilhar
Quando iniciamos um novo ano vitícola, nunca podemos adivinhar a data da vindima, geralmente ocorre de agosto a outubro dependendo do ano e da casta. O início é determinado após uma análise detalhada da maturação e muitas considerações sobre o estadofenológico das uvas.

As uvas têm de atingir a maturidade. Em geral, estima-se que demore 100 dias entre o aparecimento da primeira flor da videira e a maturação do fruto. No entanto, muitos parâmetros como exposição solar, altitude, estilo de vinho desejado ou a casta influenciam a maturação da uva.

O controle da maturação das uvas continua a ser a pedra angular na definição da data de colheita. Trata-se de determinar a data ótima com base na maturação fisiológica, que dá o equilíbrio grau/acidez, e na maturação fenólica, que determina a qualidade das matérias corantes e dos taninos.


Na Quinta da Raza, regularmente e em intervalos de vários dias, retiramos aleatoriamente alguns bagos dos cachos, esmagamo-los e recolhemos o mosto que será analisado no refratómetro, o que nos dará uma indicação do grau alcoólico potencial. Essas indicações iniciais são complementadas por análises laboratoriais de pH, acidez, bem como degustações da polpa e da pelicula para avaliar a maturidade fenólica.

O que é maturidade fenólica? A maturidade fenólica ou maturação fenólica refere-se a mudanças nos fenóis da uva, compostos que incluem taninos, antocianinas, flavonóis e outros que ocorrem na pelicula, sementes e caules das uvas. Os compostos fenólicos são substâncias importantes em enologia. São responsáveis ​​pela cor e sabordos vinhos e terão um papel importante na perceção do consumidor sobre a qualidade dos mesmos.

O alinhamento de todos esses parâmetros sinaliza o início de 4 semanas de trabalho árduo. O estado de maturação de cada casta e de cada parcela vai determinar a ordem de trabalhos. As uvas são então colhidas para pequenas caixas por colaboradores experientes e cientes da necessidade de vindimar apenas as uvas com potencial para produzirem vinho de qualidade.

As caixas são rapidamente encaminhadas para a adega onde são ansiosamente aguardadas por uma equipa diligente e motivada que espera, todos os anos, conseguir transferir para o vinho toda a qualidade das uvas que recebe. Entre suaves prensagens, trasfegas e outros mimos, o sumo das uvas vai sendo transformado em vinho por ação das leveduras, o trabalho de todos é frenético, mas o ambiente é de entreajuda e alegria, nem as poucas horas diárias de sono conseguem desmotivar aqueles que têm um único objetivo, fazer bem feito!

Entre 15 a 30 dias depois da colheita, terminam as fermentações e aconchegar os diferentes vinhos, das várias castas e parcelas, é fundamental para que nenhuma qualidade se perca durante o próximo ano.