Voltar aos artigos
Quinta e Vinhos
Provar, misturar e divertir-se
O que é um vinho de lote?
O lote é uma especificidade de muitos vinhos portugueses. Bem, acredite ou não, a maioria dos vinhos portugueses é resultado de loteamento. É uma técnica que os produtores de vinho executam antes do engarrafamento e é para alguns uma arte por si só. Este método consiste em misturar vinhos de diferentes variedades para obter um lote e, portanto, o melhor vinho possível.
Na Quinta da Raza, não só misturamos diferentes castas, mas também diferentes parcelas da mesma casta. Normalmente, fermentamos cada casta separadamente e quando todas as fermentações terminam provamos todas as cubas e decidimos qual o destino de cada uma delas. A mistura envolve muitas provas, muitos testes e mais provas para se encontrar o melhor vinho possível, o que é realmente incrível!
Definidos os lotes, só resta misturar tudo nas proporções certas e prosseguir com o engarrafamento do vinho!
Os nossos lotes mais tradicionais são produzidos com as castas Alvarinho e Trajadura, Avesso e Alvarinho, que engarrafamos com a marca Quinta da Raza, Arinto, Azal e Trajadura que misturamos e engarrafamos como Raza. Também misturamos uvas da mesma casta, mas de parcelas diferentes para produzir os nossos Dom Diogo 100% Azal e o nosso Dom Diogo 100% Arinto.
Por que misturamos os vinhos?
É verdade que a natureza dá resultados muito bonitos com um elemento primário. Mas a mistura de dois elementos, a mistura de dois vinhos, ou a mistura de duas parcelas, dará um resultado diferente tão ou mais interessante. Misturar vários vinhos em diferentes proporções terá como resultado final um sabor diferenciado.
Assim, o loteamento possibilita ao produtor oferecer vinhos com perfis diversos para públicos que não têm as mesmas preferências e que se divertem muito a descobrir novas castas, novos sabores e novas sensações.
Provem os nossos vinhos, descubram as diferenças e divirtam-se…