< Voltar aos artigos
Quinta e Vinhos

Vinhos perfeitos para o verão!

Partilhar

O verão é a época para festas no jardim, piqueniques e dias de praia, acompanhados por um vinho leve e refrescante.

É aqui no extremo oeste da Europa que se situa a Quinta da Raza, uma Quinta que produz vinho numa região onde características como a leveza e a frescura sempre foram apreciadas e compreendidas. O Noroeste de Portugal quase pode ser chamado pelo seu nome mais moderno, "Região dos Vinhos Verdes”, tudo por causa do seu produto vitivinícola predominante, o que é uma prova da seriedade com que levamos o Vinho Verde e da sua importância para a nossa região.

Vinho Verde significa frescura e apresenta-se normalmente como um vinho leve e jovem, muitas vezes engarrafado três a seis meses após a vindima, no entanto, pode também apresentar-se mais complexo com algum envelhecimento em cuba e em garrafa. Cerca de 85 por cento dos vinhos produzidos na região são brancos, mas existem tintos, rosés e até espumantes. As castas tradicionais da nossa região como o Alvarinho, o Avesso, o Azal, o Arinto ou a Trajadura conferem ao vinho uma fruta encantadora, muitas vezes envolvida por subtis notas florais.

A proximidade refrescante do Atlântico e a sua influência no clima da região garantem uma ligação indiscutível com o verão. Frescos, mas não agressivos, os nossos vinhos mantêm uma boa vivacidade, característica muito apreciada pelos consumidores em todo o mundo. As atividades de verão, como piqueniques e churrascos, são momentos perfeitos para saborear um vinho jovem e animado. Os vinhos da Quinta da Raza são também os vinhos ideais para o verão, pela sua excelente aptidão para refeições ligeiras, saladas, pratos de vegetais e, sobretudo, peixes e mariscos grelhados, que são sem dúvida, pratos "amigos” do verão.

Cada vez que vemos as palavras Vinho Verde e Verão na mesma frase, não podemos deixar de imaginar uma cadeira de praia, uma mesa com um balde de gelo, um par de copos e uma garrafa de Quinta da Raza. Os nossos vinhos são, não só, mas certamente, os vinhos perfeitos para o verão.